O Dia Internacional das Mulheres é um dado importante para refletirmos sobre a luta feminina pela igualdade de direitos em todas as esferas da sociedade. Uma área que tem visto um crescimento significativo da presença feminina é o trânsito, seja dirigindo, pilotando motocicletas ou trabalhando em mecânica.
As mulheres estão cada vez mais presentes no trânsito, dirigindo com segurança e confiança. Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mostram que, nos últimos anos, houve um aumento significativo na emissão de carteiras de habilitação para mulheres. Em 2020, elas representaram 34% das novas habilitações residentes no país.
Além disso, estudos apontam que as mulheres são mais cuidadosas e atenciosas ao volante, o que resulta em um menor índice de acidentes de trânsito. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), as mulheres se envolvem em menos acidentes e têm menos infrações de trânsito do que os homens.
No entanto, é importante lembrar que as mulheres enfrentam muitas barreiras para chegar até aqui. No Brasil, elas só foram autorizadas a dirigir em 1934, muito tempo depois dos homens. E, mesmo assim, enfrentaram muitas restrições e preconceitos no início.
Mas as mulheres não desistiram e estão na luta para ocupar espaços mais importantes na sociedade. Elas estão se capacitando cada vez mais, entendendo mais de mecânica e buscando ser mais independentes. E, juntas, estão conquistando seu espaço no trânsito e em todas as áreas.
Por isso, neste Dia Internacional da Mulher, é importante celebrar as conquistas e lembrar que ainda há muito a ser feito para que o trânsito seja um lugar mais seguro para todas as mulheres. A Pneus Canteiros apoia essa causa e está sempre empenhada em oferecer produtos e serviços de qualidade para garantir a segurança e tranquilidade de seus clientes, homens e mulheres.